Criação & Direção & Redação & Rabiscos

Tarado por HQs e jogos de tabuleiro, acredito na comunicação que sabe contar histórias (como um gibi fodástico) e ao mesmo tempo sabe ser participativa (como uma fase xuxu-tetéia do videogame). Há 20 anos trabalhando em agências digitais e tradicionais, aprendi que a boa propaganda entrega conteúdo & entretenimento & serviço - e que limitar o que é ON e o que é OFF não tá com nada.
dado de nuggets com 20 lados

Games de bandeja pra você

Plataforma

E se transformássemos as bandejas das lojas do McDonald’s em board-games? Tudo conectado com o celular sendo o ‘mestre’ das rodadas, das cartas e dos dados?

Essa foi a solução criada na hora de dar o próximo passo para este poderoso veículo de conteúdo do McDonald’s. Em parceria com o Facebook, colocamos o Bot do Messenger do McDonald’s para ser a voz do jogo enquanto você está ali curtindo o seu lanche.

Ou seja: agora as pessoas podem jogar usando as batatinhas como peças de tabuleiro e o celular como um instrumento de captação de dados, de criação de mídia personalizada e de geração de cupons.

E vem mais por ai: a partir da sinergia entre bandeja e celular, é possível criar não apenas jogos, mas novas expansões de conteúdos como curtas metragens - ou novas formas de interação como memes exclusivos para as bandejas.

Tudo ali: de bandeja pra você.

cowabunga

Um GPS de verdade para tartarugas influenciadoras

Data

Na hora de escolher quem seriam os influenciadores da campanha de NESCAU para combater os canudos de plástico, optamos pelas tartarugas marinhas do Projeto Tamar.

Com um GPS dedicado instalado nas nossas amigas cascudas, poderíamos não apenas identificar onde elas estariam nadando (em tempo real) - mas também postar conteúdos nas redes sociais como se fossem elas as autoras daquele diário digital.

Estão em uma área de alimentação? Vem um post com um desabafo sobre os sacos plásticos que são facilmente confundidos com água viva. Estão em uma área de pesca predatória? Surge um tweet explicando os esforços do pessoal do Tamar em educar os pescadores. Estão em uma área de reprodução? Que tal uma playlist do Spotify com músicas do Barry White?

Tudo traduzido em um mapa visual de fácil acesso, com um grande valor educativo agregado - além do ineditismo em descobrir novas áreas de exploração dessas influenciados aquáticas.

Obrigado Maike, Mariano, Sabrina, Savana, Lari e Débora.

leia para uma Criança e saia do Whatsapp

Leia para uma Criança com o celular ligado

Serviço

Leia para uma Criança. Este foi o tema de uma grande campanha 360º lançada pelo banco Itaú para conscientizar pais e adultos sobre a importância e os efeitos positivosda leitura para as crianças.

A estratégia digital tratou de instrumentalizar os leitores na hora de ler para uma criança com o App Itaú Criança. O aplicativo oferecia diferentes recursos durante o instante de leitura para tornar as histórias ainda mais encantadas.

Era possível ler com centenas de efeitos sonoros; utilizando máscaras virtuais dos personagens das histórias; transformar as ilustrações dos livros infantis em desenhos animados; ou ainda tirar fotos do seu momento de leitura com vários efeitos mágicos.

Essa história inspirou muitas ações de ativações, como por exemplo, leituras com transmissão ao vivo pelo Google Hangout com celebridades como Rosi Campos e Maurício de Souza demonstrando como aproveitar o app.

Um trabalho mágico graças a muitos heróis como Silvio Amorim, Bruno Landi, Daniel Martins, Bruno Brazão e Caue Gottardi.

tanto faz quem fica em 1º

Aprendendo com o valor do esporte

Conteúdo

Liga Nescau é o maior evento esportivo estudantil do Brasil.

O campeonato, além de promover o tipo de esporte de Nescau (que é ajudar a desenvolver valores humanos dentro e fora das quadras), é também o campo ideal para gerar assunto e conversa.

Criamos diferentes gatilhos-de-conteúdo para auxiliar nas interações das redes sociais - como o REPÓRTER NESCAU; ÁLBUNS DE FIGURINHAS customizáveis; ou o HANDSHAKE (um cumprimento só da marca desenvolvido em parceria com o pessoal do passinho do NGKS).

Diferentes ganchos, para diferentes formatos e para diferentes tipos de esporte.

Obrigado Maike, Pedro, Flávio, Isa, Savana e Lari.

cante no celular e vire um pop-star

O 1º reality show de música no celular

Ação

Vivo Meu Show foi um reality show de música adaptado para o formato mobile. O usuário podia gravar/ votar/ compartilhar/ e acessar as dicas de coaching de diferentes artistas do mundo da música para concorrer a prêmios que iriam impulsionar a sua carreira.

Para a ativação, a estratégia foi manter a criação em sintomia com mídia e BI. As peças eram transformadas a todo tempo para rentabilizar os cliques e ajudar alcançar as metas agressivas de downloads do app.

Um trabalho que só ganhou ritmo por causa do talento de bons amigos como Edwartt Lopes, Marcos Yamamura, Mariana Marizze, Bruno Bispo e Marconi Filho.

transforme 1 peça em 500 criativos

Director Mix: inteligência criativa quase artificial

Data

VOGON é um sistema de inteligência artificial do Google que combina vídeos e textos para oferecer o melhor anúncio antes de você assistir o seu filme na internet.

Digitou “receita” na busca do Youtube? Então o sistema combina artes e textos para mostrar um vídeo-propaganda com a chamada mais pertinente possível. Assim como quando você buscar por “filmes”, “esportes” ou “viagem”.

O interessante foi associar essa ferramenta a uma lógica de conteúdo na hora de afinar a campanha para chocolates, cafés e a promo institucional de Nestlé.

Nossos esforços foram em decodificar os clusters traçados pelo Google junto com temas de conversas mais relevantes no social. Assim, mais do que responder criativamente a uma busca de “receitas” - criamos a oportunidade de alimentar o sistema com criativos mais relevantes para buscas como “bolo de cenoura para matar a fominha de madrugada”. Ou ao invés de “filmes” - criativos para “último episódio xexelento de GOT”.

É a data - juntada com conversa - grudada em peças de hyper-contexto.

Obrigado Maike, Rafa, Bruna, Lucas, Erik e Deborah.

a continuação podia ser descascar um abacaxi

Fuja dos pepinos antes de viajar

Campanha e Conteúdo

KAYAK é um dos maiores sites de planejamento de viagens.

E todo mundo já passou por algum tipo de “pepino” na hora de comparar preços de passagens, hotéis ou o aluguel do carro.

Epa: eu disse pepino?

Com essa deixa, conceituamos o sistema de KAYAK como um anti-vírus de pepinos para quando você planejar a sua trip.

A criação do mascote ajudou não apenas a trabalhar as peças de varejo (e suas infinitas variações de acordo com a performance dos cliques) - como também serviu de gancho para conversas no social e algumas ações especias no Face e no Insta (bastava por exemplo você comentar quanto queria gastar que levantávamos as melhores sugestões para você bem ali, no post da marca).

E o melhor de tudo? Eu fiquei com uma das fantasias de pepino (ou será que não?)

Obrigado Ale, Gu, Latorre, Dani, Tali, Silvia, Su e Mari.

invista em você

Invista nas suas dúvidas

Serviço

Para a campanha on-line de investimentos do Itaú lançamos uma hashtag que pudesse se transformar em conversa.

As pessoas eram convidadas a perguntarem o que quisessem sobre investimentos com a hashtag #invista nas redes sociais e uma equipe inteira de arte, texto, motion e economistas respondiam com diferentes peças criativas bem ali: no post onde a pergunta tinha sido lançada.

A ação rendeu não apenas conversa, mas também campanha, prints, filmes, data, insights e histórias. Foi o caso da pergunta da internauta que gostaria de investir em um curso de fotografia e acabou participando de um vídeo-surpresa criado por nós com o fotógrafo J.R.Duran.

E que não fique nenhuma dúvida: o talento investido nesse projeto do Silvio Amorim, Bruno Landi, Bruno Brazão, Thiago Nazato e Marcos Yamamura rendeu um montão!

...e um PAOZÃO com gergilim

Destrua a sua fome heavy metal

Instalação

Para o lançamento do Gran Big Mac, a banda de metal cômico Massacration cantou sobre o hambúrguer perfeito para matar a sua fome ‘heavy’.

Na hora de expandir essa história no digital, pontos de ônibus foram transformados em palcos. De repente pelo caminho do trabalho ou da faculdade você podia testar o gogó no GRITÔMETRO ou sacar o celular no GUITAR HERO para faturar um cupom.

Um trabalho que só ficou rock and roll por causa do coro de vozes do Rodrigo Vezza, Bruno Brazão, Daniel Mattos, Luciano Honda e Thiago Nazato.

vrum-vrum

Um web app na carona de todos os virais

Ferramenta

Ao invés de criar um vídeo viral contando sobre o quanto o novo Mini Cooper S acelerava, a estratégia digital desenvolveu um aplicativo para browser que acelerava qualquer vídeo viral da internet.

Mini Fast Forwrad é uma extensão para o Google Chrome onde todo mundo consegue dar um 'fast forward' em qualquer vídeo do Youtube, Vimeo, Facebook e Netflix (mas com o logo de Mini sempre ali, não interruptivo e constante como marca d’água).

Impossível não agradecer o camarada Raphael Lucone - grande responsável pelo motor dessa ideia.

boom-boom-pow-boom-boom-pá

Dj PopôwPança

Conteúdo

Resolvemos materializar o inimigo na hora de combater as dificuldades para falar sobre investimentos.

A batida aqui foi criar um vídeo-clipe que satirizava a linguagem do economês. E no que depender do Itaú, essa galera aí jamais vai fazer sucesso.

Este trabalho contou forte com os mano criativos Bruno Brazão e Alessandra Muccilo.

Mona Lisa de pistache

Em busca do brigadeiro perfeito

Reality

O Museu Mais Doce do Mundo é uma grande instalação instagramável feita para ativar o selfie e espalhar o share - com edições em São Paulo e no Rio de Janeiro.

Mas quando Leite Moça criou um espaço só seu dentro desse mundo de gostosuras visuais, percebemos que era possível dar um gostinho a mais de conteúdo nessa história toda.

Criamos um reality show com influenciadores da cozinha para testarem os seus brigadeiros (verdadeiras obras de arte) dentro do museu - e arrecadarem votos das suas audiências.

Estimulamos assim a conversa, os respondings, os convites, as receitas - e tudo mais de delicioso para uma estratégia de content.

Obrigado Carlinhos, Aline, Diana, Flavio, Conrado, Ju e Mila.

excesso de bacaníce na bagagem

Um motion de vantagens

Conteúdo

Os benefícios do cartão Tam e Itaucard foram embalados em uma série de filmes para falar das suas vantagens (tudo num stop motion que é puro ‘xuxu-tetéia’).

A viagem foi roteirizar, produzir e bolar a distribuição e adaptação dessa gracinha nas redes sociais (e nas telas das aeronaves).

duvido que a música desse filme não grude na sua cabeça.

Transforme o futuro na melhor fase da sua vida

Ativação

Então quer dizer que a hora de se aposentar também é a hora de parar?

Nada disso: o futuro pode ser a melhor fase da sua vida. Essa era a mensagem da campanha de previdência do Itaú e do filme especialmente feito para a internet.

para o alto e avante

Um pedaço do céu do Brasil para fotografar e chamar de seu

Serviço e Conteúdo

Para reforçar a mensagem de que a Azul é a companhia aérea com mais destinos no Brasil (e consequentemente é a companhia que mais conhece esse nosso céu), foi criado o App Azul do Brasil.

Com o objetivo de fotografar o céu do país inteiro, seus usuários podiam escolher um pedaço do céu mapeado em realidade aumentada e pendurar a sua fotografia. Mais: pedaços do mapa escondiam passagens surpresas.

leite que faz barulho.

Chocolate em alta fidelidade

Conteúdo

Com o conceito 'Não viva pela metade. Vai com tudo' as redes sociais provaram ser o palco ideal para Ovomaltine se relacionar com os jovens. A criação do OVOMALTUNES, o primeiro festival de música do Facebook (com bandas como NXZERO e CPM22) veio para impulsionar um diálogo autêntico e legítimo cheio de trilha sonora.

Um projeto que precisou do mosh de muita gente boa como Daniel Martins, Luis Velloso, Edwartt Lopes e Marcelo Pollara.

porque sim, não é resposta

Uma boa ideia liga muitas outras.

Conteúdo

"VAMOS FAZER JUNTOS"

Este era o conceito do Banco Santander no Brasil que precisava ser não apenas comunicado - mas, também, exemplificado.

A resposta criativa veio através da produção de uma websérie chamada CONEXÕES DE IDEIAS. Foram contadas 3 histórias reais de pessoas empreendedoras com dificuldades em colocar suas ideias de pé (justamente por serem ideias solitárias).

Você assistia. Clicava. Conhecia. Se inspirava. Discutia. Propunha. E via a sua participação entrar dentro da história, através de diferentes recursos interativos que aconteciam bem ali, sincronizados com cada pedacinho do que estava sendo contado.

Mais do que propaganda: a campanha conseguiu gerar um conteúdo colaborativo que, de fato, lançou um novo produto para melhorar a vida das pessoas. O Banco Santander criou de verdade, por causa do projeto, uma linha de financiamento para casas sustentáveis.

100% de pau duro

A mídia social está ou não está de pau duro?

Data

Neste exato momento, no Japão, as pessaos estão com mais samba do que rock no pé? E em Paris? Tem mais amor ou ódio no lado esquerdo do peito? E no Brasil? Tem mais gente de pau duro? (ou a galera anda broxando muito?)

Para aquecer a dicussão sobre o evento Social Media Week, que acontece simultaneamente em diferentes lugares do mundo, foi criado um site que mostrava em tempo real, as palavras postivas e negativas de diferentes lugares do mundo. Afinal de contas, a 'midia social' é um organismo vivo em contante mutação.

A mesma mecânica foi projetada em peças de mídia dinâmicas - publicando os dados que eram atualizados em tempo reals.

Peixoto curte estacionar em vaga para idosos

Propaganda ou comida de peixe?

Conteúdo

Provocar a reflexão sobre a propaganda no meio digital era o tema do ciclo de palestras comanda por nomes como Marcelo Tas (CQC) e Dylan Williams (Mother).

Era preciso uma trama para o storyline do evento e toda sua linha de comunicação.

E que tal se um peixe fosse tageado ao vivo dentro de um aquário mapeado com uma câmera de Plastation? De um lado do aquário era acoplado uma TV que mostrava 'propaganda de comida de peixe' - e do outro uma escotilha que liberava a 'comida' do peixe.

Pergunta: de que lado o peixe (Peixoto para os íntimos) ficaria mais tempo?

Infográficos eram gerados em tempo real para identicar quem seria o vencedor no duelo entre imagem e produto. Resultado: tanto faz.

A real mensagem era de que a boa propaganda é aquela que não segue um kit de midia (peixe beta expansível de 12K) - mas sim, aquela que consegue gerar boas discussões.

O resultado não estava no aquário. Mas fora dele.

suor e aquelas calças justas de
    ginásticas

Descubra a academia de ginástica secreta escondida na cidade

Serviço

Como para Unimed-Rio 'o melhor plano de saúde é viver' - ninguém melhor do que ela para mostra os lugares mais saudáveis do Rio de Janeiro para a boa prática da saúde.

Com este escopo, o planejamento digital mapeou toda a cidade do Rio para mostrar diversos trechos urbanos como escadarias, bancos de praças e pontos de ônibus que pudessem virar estações de abdominais, flexões e spins.

Foram rastreados e desenvolvidos mais de 60 circuitos, todos com video-aulas diretas do local.

A comunicação aproveitou para alertar o novo olhar que o carioca poderia lançar no mobiliário urbano.

Um obrigado especial para o irmãozinho Focca - por ser um sujeito gigantesco neste projeto.

os games destruiram a minha vida (ainda bem que restam mais duas)

3 milhões de celulares transformados em joysticks de uma realidade paralela.

Game

A operadora Vivo queria falar com os jovens e concretizar o hábito de transmissão de dados. A solução veio através de um ARG (Alternative Reality Game) chamado Vivo em Ação, onde celulares desaparecidos com chamadas fantásticas para o futuro precisavam ser recuperados pelos seus assinantes.

O celular do jogador era conectado em uma série de enigmas que propunham respostas através de pistas implantadas por todo um organismo de mídias próprias, compradas e conquistadas (dentro e fora do virtual). Além dos serviços de som, imagem e vídeos da Vivo - personagens fictícios, sites fakes, ações de guerrilha, festas secretas, malas diretas com celulares de verdade e muito outros canais participaram da realidade a ser investigada pelos aparelhos dos detetives.

O sucesso assegurou 4 edições - com 3 milhões de jogadores na sua última versão.

Nota: todos os trabalhos aqui apresentados contaram com equipes incríveis e referenciá-los seria cometer alguns crimes de esquecimento de nomes. O sucesso sempre foi graças a inteligencia coletiva de ótimos profissionais e amigos que fiz ao longo desses anos. Importante constar o muito obrigado.

Wabi-sabi: imperfeito, impermanente e incompleto.